Investimento
Uma praça bem mais iluminada
Postes da Coronel Pedro Osório começam a ser substituídos no primeiro semestre deste ano
Carlos Queiroz -
Rodeada por prédios históricos, a praça Coronel Pedro Osório é local de grande circulação diária de pessoas quando a luz do sol ainda ilumina o local. À noite, no entanto, o público diminui, em parte devido à falta de iluminação do espaço. Para mudar este cenário, dois projetos relativos à revitalização do local preveem a substituição dos atuais postes por equipamentos mais altos, e a instalação de fiação subterrânea no entorno do local. Ambos ainda passarão por análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a previsão é que as obras sejam iniciadas ainda no primeiro semestre.
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Cultura, Giorgio Ronna, ambos fazem parte da segunda etapa de requalificação da praça pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. O primeiro prevê a substituição de todos os postes da praça por equipamentos mais altos, além de iluminação cênica para a Fonte das Nereidas. O projeto já passou pela equipe da secretaria e, no momento, está na Superintendência do Iphan, em Porto Alegre, para aprovação do projeto Executivo, que avalia aspectos de intervenções no patrimônio histórico. Em seguida, deve ser remetido à sede do Instituto em Brasília, que analisará o orçamento destinado para as obras.
Outro projeto, sob análise pela equipe da Secult, prevê a instalação de fiação subterrânea no entorno da praça e a instalação de iluminação cênica em parte dos prédios históricos que contornam o espaço. A elaboração do projeto teve início em 2014, com a contratação de empresa responsável pelo trabalho. Segundo Ronna, foram necessárias diversas tratativas com a CEEE, com o intuito de garantir o treinamento de uma equipe local para a manutenção dos procedimentos. O último termo aditivo do contrato foi assinado em outubro do ano passado, e estabeleceu o prazo de até 94 dias para a entrega do projeto. Aprovadas pela CEEE, as intervenções precisam ser analisadas por equipe da secretaria municipal. Em seguida, o projeto também será remetido à Superintendência do Iphan em Porto Alegre e, após, para a capital federal. Este projeto também prevê a revitalização dos becos da Cultura e do Doce, localizados próximos à praça, com a instalação de quiosques e mobiliário urbano.
Segurança para o local
Para Ronna, as intervenções irão promover melhorias para a segurança de quem transita pelo local e representam a valorização do Patrimônio Histórico. “Tanto através da possibilidade de fruição noturna do monumento central como de segurança, inibindo o vandalismo.”
Entre os frequentadores, a realização das ações são positivas. “O principal problema é a iluminação”, avalia Claudiomir da Cruz, de 50 anos, que vai à praça jogar damas com os amigos. Ele afirma que permanece no local até as 20h30min, quando ainda sente relativa segurança. “A praça vai ficando mais vazia”, relata. Com a ampliação de luminosidade no local, ele projeta que a quantidade de frequentadores no período noturno poderia aumentar. “Inibiria os crimes”, projeta o estudante Lucas Pereira. Segundo ele, o lugar costuma ser ponto de assaltos após as 20h, horário em que também costuma deixar o local.
Espaço passou por paisagismo
A primeira etapa de revitalização da praça Coronel Pedro Osório foi concluída com a realização do paisagismo do espaço. Com início em novembro de 2018 e previsão inicial de cinco meses, os procedimentos foram estendidos até setembro de 2019, em razão das chuvas acumuladas durante o período estimado para a conclusão das obras. O trabalho foi feito em três frentes, que previram a cobertura de áreas sombreadas pelas árvores, criação de espaços gramados e ensolarados e qualificação do espaço para que as pessoas permaneçam no local.
Foram colocadas 64.665 unidades de arbustos e florações, além de 4.481 metros quadrados de grama. Os recursos para o procedimento, no valor próximo à R$ 1 milhão, foram obtidos a partir do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, do governo federal, que beneficia áreas reconhecidas e protegidas pelo Iphan. O projeto foi elaborado pela Inflorescência Paisagismo e executado pela Marsou Engenharia Eireli, com fiscalização da Secult.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário